No dia 27 de Abril o projeto audiovisual Vídeo nas Aldeias lançou a sua plataforma de streaming:

http://videonasaldeias.org.br/loja/filmes/ .

São 88 filmes feitos em parceria com cineastas indígenas de 40 aldeias espalhadas pelo Brasil, totalizando o impressionante volume de oito mil horas de material gravado.

Segundo o site do projeto:

“O Vídeo nas Aldeias dedica-se, desde 1986, à formação de cineastas indígenas e à produção e difusão de seus filmes, apoiando suas lutas e contribuindo para a garantia de seus direitos culturais e territoriais. Ao longo dessa trajetória, o VNA construiu um dos mais importantes arquivos audiovisuais sobre a realidade indígena contemporânea, reunindo cerca de oito mil horas de imagens produzidas junto a mais de quarenta povos no Brasil.

Essa coleção apresenta filmes que remontam às origens do projeto, desde as primeiras experiências com a câmera como ferramenta de luta política e revitalização cultural, passando pela troca de imagens entre as aldeias, culminando na formação de cineastas indígenas, num processo de criação colaborativa entre indígenas e não-indígenas nas comunidades. Mais do que um registro de culturas, estes filmes revelam visões de mundo múltiplas e complexas, que resistem à invisibilidade e ao apagamento a que têm sido historicamente submetidos os povos nativos no Brasil.”

Outros links interessantes sobre o Vídeo nas Aldeias:

www.videonasaldeias.org.br
www.youtube.com/videonasaldeias
www.issuu.com/videonasaldeias
www.facebook.com/videonasaldeias